A Torta Alemã, que na verdade não tem nada a ver com a Alemanha, é uma das sobremesas favoritas de minha Mãe. Já postei aqui no blog minha primeira receita desse doce delicioso, e com o passar do tempo fui variando seu preparo. Esse ano, como sempre faço nos aniversários de Omma, lá fui eu para a cozinha fazer esse doce que ela tanto ama. Como sempre, tentei uma modificaçãozinha dos ingredientes, dessa vez numa versão com a bebida tradicional do Caribe, que deixou a torta com uma pegada de trufa de licor muito gostosa. Por isso resolvi compartilhar com vocês




INGREDIENTES

- 200g de manteiga (sem sal) em temperatura ambiente
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado (também pode ser glaçucar, se quiser um creme ainda mais leve)
- 2 latas de creme de leite (sem soro)
- 1 caixa de creme de leite homogeneizado
- 1 pacote (grande)  de biscoito (maizena/Maria/leite)

Ganache de rum:
- 1½ xícara de rum (ron) escuro/encorpado (usei o Montilla Carta Ouro)
- 2 Barras de hershey's meio amargo [ou: - 2 Barras de hershey's Ovomaltine (ou qualquer chocolate ao leite da sua preferencia) + 2 colheres de cacau em pó.]


Opcional:
1 vidro de cereja batizado previamente com um pouco de rum ou licor. (Você tira um pouco da calda da cereja e completa com rum, deixando alguns dias na geladeira para que a bebida se impregne na fruta)

MODO DE PREPARO

DICA 1: A manteiga precisa necessariamente estar em temperatura ambiente. Assim, tire-a da geladeira algumas horas antes do uso.

DICA 2: Comece o preparo pela Ganache.

Em banho Maria coloque as barras de hershey's (elas pesam cerca de 130g, caso queira substituir) picadas ou quebradas em pedaços bem pequenos, e mexa até que derretam (é nessa hora que você adiciona o cacau em pó caso estiver fazendo com o chocolate ao leito normal); Junte ½ xícara de rum, ou uma dose dupla, e misture bem. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite de caixinha, misturando até homogeneizar bem. Reserve a ganache, assim ela terá tempo de esfriar.

DICA 2.1: Brigadeiro ralo no lugar da Ganache

- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga

Derreta duas colheres de sopa de margarina ou manteiga, retire do fogo adicione 4 colheres de sopa bem cheias de cacau em pó, mexa até dissolver com um fouet. Ainda fora do fogo, adicione uma lata de leite condensado e o rum. Misture bem e leve ao fogo até ficar em ponto de brigadeiro de colher.

Creme:
Coloque na batedeira a manteiga (já em temperatura ambiente) e o açúcar. Bata até obter um creme bem fofo e liso. Você vai notar o ponto quando a cor dele mudar de amarelo para branco e os gruminhos desaparecem. Se a sua batedeira não for orbital/planetária vá girando o bowl e tirando o creme que se acumula na beirada com a espátula.
Quando o creme tiver chegado ao ponto acrescente o creme de leite (em lata sem soro) e bata rapidamente para misturar. Desligue a batedeira e reserve.

Montagem:
Escolha uma forma média de fundo falso, ou forre uma forma média com papel manteiga. No último caso, deve-se sobrar papel suficiente nas beiradas para você puxar na hora de desenformar.
Acrescente em um prato fundo ou em outro recipiente similar o rum que sobrou com um pouco de calda de cereja (pode ou não ser aquela versão batizada). Molhe os biscoitos nele e faça à primeira camada da forma.
Acrescente uma camada do creme de manteiga, e depois molhe mais biscoitos e faça outra camada com eles. É importante molhar um biscoito por vez, ou eles podem começar a desmanchar ou  não darão firmeza suficiente para a torta. Após a camada de biscoito acrescente outra do creme. Repita o procedimento até quase o fim da forma, finalizando o biscoito.

Finalização:
Misture a ganache anteriormente preparada com um fouet para homogeneizar e cubra a última camada de biscoitos. Ela deverá estar um pouco fluida, e escorrerá para pelos cantos da forma, o que depois de desenformar dará um efeito parecido com uma cheescake.
Acrescente algumas cerejas por cima para decorar.
Leve à geladeira por no mínimo 4 horas ou até que o doce fique bem gelado. O ideal é fazer a noite e desenformar no outro dia.
Retire o doce da geladeira, desenforme e sirva a seguir.

OBSERVAÇÕES:

  • Para a manteiga, também é possível usar uma latinha daquela menor de margarina, a de 250g.
  • Você pode acrescentar frutas junto da camada do creme (mas isso afetará a durabilidade dela, pois algumas como morangos, por exemplo, soltam sumo). Enfeitar as laterais com palitinhos de chocolate como na versão anterior.
  • Se quiser pode trocar o rum por algum outro licor, apenas recomendo algo que não seja muito doce (ainda quero testar com o de jabuticaba, mas talvez ele harmonize melhor com chocolate branco, não sei... mas isso é assunto pra outro dia de experimentos).


26 Comentários

  1. Olá Pryh, te indiquei em uma TAG lá no blog.
    Dá uma passadinha por lá.
    Beijinhos!!
    https://kellyrlopes2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desapareci daqui do blog, mas prometo que faço a tag!
      Beijinhos, Obrigada pela visita
      Pryh

      Excluir
  2. Ai adorei a receita
    deve ser uma delicia
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Uma coisa boa de morar ai no sul é poder fazer essa receita com Nata, fica melhora ainda

      Excluir
  4. Mas que bom aspecto tenho de experimentar
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Yummy yummy for my tummy! <3
    Have a nice day! :)
    *Carol* and xx Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. This expression always reminds me of Michelle from Full House. Hahah

      Excluir
  6. Não conhecia essa receita, mas parece uma delícia! :)
    Acabei de beber café e agora fiquei a pensar em como uma fatia desse bolo me teria calhado mesmo bem com o café! ;) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe adora comprar um pedaço dessa torta para acompanhar o café espresso quando vai até o centro da cidade. Garanto que cai muito bem!

      Excluir
  7. U-au! Me deu até água na boca agora. Já quero provar!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Gostei bastante da receita e vou tentar fazer, afinal, comprar essa torta sai bem caro. Acredito que comprar os ingredientes e fazer em casa, saia bem mais em conta e ainda nos faz aprender algo novo.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre fico muito surpresa com o valor dessa torta, porque se gasta muito pouco para fazê-la se comparar ao preço que cobram!

      Excluir
  9. Humm que delícia, fiquei com vontade de comer *-*
    Parece ficar uma delícia!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    ResponderExcluir
  10. Oi, Priscila! Confesso que eu acabo sempre preferindo a torta holandesa, mas essa sua receita de torta alemã parece ser uma delícia mesmo *o* Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só experimentei a holandesa uma vez, mas acho que ela da mais trabalho para ser feita, e não gosto muito da ideia dos para uma torta gelada e tal, dai eu tendo a Alemã. Obrigada pela visita!

      Excluir